Representantes dos agricultores familiares de Porto União, estiveram no Ato do Grito da Terra 2014 - Edição SC, que foi realizado na terça-feira, 20, na capital do estado. Liderados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto União, Mário Raimundo Orth, os agricultores se uniram a diversas caravanas provenientes de todo o estado.
![]() |
| Agnes Weiwanko |
Diretora na Fed. dos Trabalhadores da Agricultura de SC, Agnes Weiwanko que é portounionense, ressaltou a importância do ato, inclusive com as ações realizadas por grupos representativos que se dividiram em uma extensa agenda em Florianópolis, os quais foram dialogar com o Tribunal de Justiça do Estado, Justiça do Trabalho, culminando com a audiência que teve presença do governador Raimundo Colombo e diversos secretários de Estado.
O assessor de Planejamento da FETAESC, Irineu Berezanski explicou que os agricultores vieram até a capital para buscar melhoria na qualidade de vida e produção sustentável.
"Reivindicam uma legislação trabalhista compatível com a agricultura familiar de Santa
Catarina. Solicitam energia elétrica de qualidade, pois os agricultores estão perdendo a produção de leite, tabaco, frango por não ter fornecimento adequado de energia. Exigem o cumprimento de Lei na isenção de averbação de reserva legal para licenciamento ambiental entre outras.
![]() |
| Irineu (dir) com José Walter |
Todas as reivindicações são legitimas e consistentes. Temos em Santa Catarina 190 mil famílias de agricultores. O estado tem 1,3% do território nacional, mas contribui com 3,7% da produção. Em 2013 o Brasil cresceu 2,3%, mas o setor agrícola cresceu 7%. Precisamos de alimentação saudável, produzida por agricultores com qualidade de vida" afirma Berezanski, o qual informou ainda que o governador garantiu oficialmente que a Celesc vai recuperar 2.500 km de linhas de energia, no valor de R$ 112 milhões. Além da construção da subestação no município de Papanduva, na ordem de R$ 12 milhões.
Fetaesc
![]() |
| Governador Raimundo Colombo acompanha pronunciamento do presidente da FETAESC, José Walter Dresch |
O presidente da FETAESC, José Walter Dresch, ressaltou que a Federação vem construindo uma agenda propositiva junto ao Governo do Estado e Federal, que os agricultores querem que suas demandas sejam atendidas, pois é do campo que provém o sustento de toda a população das cidades, ressaltou que a FETAESC não é oposição a este ou aquele governo, nem situação, a Federação está unida em torno de uma Pauta, cuja intenção é inclusive contribuir com os que estão a frente da Administração Pública.
Walter aproveitou a presença do governador para sensibilizá-lo sobre a crescente e preocupante realidade onde cada vez mais vem aumentando a inexistência de sucessão nas propriedades rurais, um fato gravíssimo e que deve nortear as ações de Governo e Políticas Públicas consistentes.




Nenhum comentário:
Postar um comentário