Meu compromisso é com Santa Catarina

Meu compromisso é com Santa Catarina

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A metropolização da Grande Florianópolis

A importância Metropolitana para os municípios que integram a região da Grande Florianópolis deve ser pauta principal para uma maior articulação política das diversas esferas (Câmaras de Vereadores, Prefeituras e Governo do Estado). 


A chamada metropolização vem se configurando como uma tendência de organização do espaço, seja enquanto fenômeno socioespacial, seja como fenômeno político-instituc...ional, o que se reflete no aumento da importância para que a Grande Florianópolis sirva como modelo ao estado e assim os ajustes necessários venham a ocorrer ao longo de sua implementação.

Representantes da sociedade civil e reúnem com Secretário de Estado para discutirem PL
que criará fundo  da Região Metropolitana 

A sociedade civil vem participando ativamente deste debate, mas é preciso uma maior articulação na esfera política, até porquê o Projeto de Lei que será construído pelo Governo do Estado vai desembocar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc, e aí o trabalho será redobrado.

O Comdes certamente é um dos principais protagonistas quando se trata deste tema, evidente, é preciso amplia-lo com outros setores organizados, e mobilizar-se, porque sem organização e diálogo a realidade na metropolização ficará mais distante. 

Hoje, é preciso finalizar o modelo a ser adotado para gerir do fundo que será criado, por parte do Conselho Metropolitano a defesa é que seja criada uma Autarquia, e sua administração constitua-se paritariamente de representantes dos governos locais, do estado e da sociedade civil organizada.

A Metropolização da Grande Florianópolis passa necessariamente por uma mudança no papel de participação da sociedade civil organizada e entes públicos, pois ela será esteio neste marco de respeito, tolerância e colaboração mútua entre si. 


As entidades organizadas tem na sociedade o terreno privilegiado da ação política, o lugar onde se formam conhecimentos, consciências, representações, assim como as diretrizes, as vontades e os meios politico-administrativos para a condução do município, do estado e do pais. E que poderão constituir num vetor para concretizar condições de trabalho que não dependa-se tão somente do Estado em qualquer dos seus níveis.


O desafio é grande, pois do ponto de vista cultural, há entraves a serem vencidos, entretanto, é inegável que os avanços estão construindo um importante entendimento dos diversos atores diretamente envolvidos neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário