![]() |
| Ademir Klein com sua netinha |
Ademir Klein
Ademir nasceu em Criciúma e foi um dos primeiros associados e presidente da entidade de 1980 a 1983 nos chamados "anos de chumbo da ditadura militar". Em 1978 e 1979 sua liderança se destacou na greve da categoria projetando ao comando do sindicato. Conforme sua entrevista para o livro que conta a história dos 50 anos do Sindicato, “O Operário e o Padre”, publicado em 2012, era um período vivo, onde a criatividade e discussão política predominavam no movimento sindical.
“Havia poucos associados, mas eles tinham um forte sentimento operário”, disse. O ex-presidente foi o criador o jornal Zé Ferreiro, informativo interno em circulação até os dias de hoje. O tesoureiro e ex-presidente do Sinmetal, Oderi Gomes, lamentou essa partida reiterando que o ex-presidente deixou sua marca na história na entidade.
“Tivemos oportunidade de homenageá-lo no lançamento da obra sobre o sindicato em maio do ano passado. Foi um grande líder”, pondera.
Legado
Lamento o desaparecimento do grande camarada, que lutou contra os anos de ditadura e perseguição aos contrários do Regime.
Seu legado, assim como muitos outros, não pode desaparecer com seu falecimento, é preciso que mantenhamos em nossa história a chama viva de tantos camaradas os quais colaboraram para o reestabelecimento da democracia, as lutas por uma sociedade mais igualitária e a necessária transformação na cultura política e de cidadania no país.
Como homenagem ao seu legado,, transcrevo último texto de sua altoria, publicado no Blog Repensar, ali o velho comunista ainda ressalta que no próximo artigo falaria do
sindicato como vetor da melhoria das condições de vida e de trabalho dos operários.
Certamente esta continuação ficará para um futuro quando estivermos dialogando sobre o papel do novo sindicalismo...
Primórdios do Sindicalismo
Sendo o trabalho o instrumento de sobrevivência das pessoas; como se diz na gíria popular o “ganha pão” é também na teoria de Karl Marx a “Mais Valia” para aqueles que detêm os meios de produção. No conceito moderno a mais valia transformou-se em “agregação de valor”, ambos, mais valia e agregação de valor, nada mais são do que agregar trabalho a um produto qualquer.
Quanto mais trabalho mais valor, ou mais valia.
(ver texto completo clique AQUI)

Saudades do meu pai! Até hoje não tive coragem de ler muitas das homenagens prestadas a ele. A dor é algo que ainda não aprendi a lidar muito bem. Más... Enfim a chegado o momento de ler. Agradeço profundamente pelo carinho para com ele e nossa família. Obrigada! July Cavalcanti
ResponderExcluirSaudades do meu pai! Até hoje não tive coragem de ler muitas das homenagens prestadas a ele. A dor é algo que ainda não aprendi a lidar muito bem. Más... Enfim a chegado o momento de ler. Agradeço profundamente pelo carinho para com ele e nossa família. Obrigada! July Cavalcanti
ResponderExcluir